quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COPA GRAFFITI 2012 - ESTAÇÃO PAVUNA


Graffiti teve início neste domingo (28/10/2012)

Até o dia 31, muros de 15 estações da Linha 2 do MetrôRio receberão pinturas com paisagens e personagens das comunidades.
Equipe campeã será definida por júri especializado e também pelo voto popular através do Facebook
Em conjunto com o evento, MetrôRio realiza medidas de segurança ao longo da Linha 2
Equipes comandadas pelos maiores grafiteiros do Brasil retratando cenas e personalidades das comunidades e dando nova vida aos muros da Linha 2 do MetrôRio. Esta é a Copa Graffiti, que terá início neste domingo, a partir das 9 h. Os 300 participantes, divididos em 15 equipes (uma por estação) terão até o dia 31/10 para embelezar 5.400 m2 de paredes. O objetivo do festival é conseguir, através da arte urbana, coibir as pichações e difundir, dentro das comunidades do entorno, o sentido de integração com o sistema metroviário e da valorização do espaço público, além de garantir mais segurança para os espaços.
O festival acontecerá em 15 estações (Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acarí/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Tomás Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Nova América/Del Castilho, Maria da Graça, Triagem, Maracanã e São Cristóvão). Em cada ponto, uma equipe, formada por 20 integrantes e comandada por um grafiteiro renomado, terá a incumbência de retratar aspectos e personagens característicos de cada localidade. Cada time tem um mediador comunitário, que fez a ponte entre os artistas e os moradores do bairro e através de pesquisa, selecionou os temas que serão pintados nos muros.
Após a conclusão da grafitagem, o melhor trabalho será escolhido através de um júri especializado. O público também participará da votação e poderá escolher o seu mural preferido através da fan Page do MetrôRio no Facebook (www.facebook.com/metrodorio).  Para a gerente de Marketing e Comunicação do MetrôRio, Eliza Santos, a Copa Graffiti trará um novo colorido para a Zona Norte da cidade. “Um festival deste porte, inédito no Rio de Janeiro, marcará uma nova realidade em relação à valorização do espaço público, transformando nossos muros em um museu a céu aberto. Os murais que serão pintados são de grande qualidade artística e farão os moradores do entorno da Linha 2 sentir orgulho, zelo e carinho em relação às suas estações. Esse é o grande legado da Copa Graffiti”, afirma Eliza.
Diretor artístico do festival, o grafiteiro Airá Ocrespo, acredita que a Copa Graffiti será um divisor de águas para a arte de rua: “Além de envolvermos as pessoas em uma ação coletiva, os artistas terão uma grande estrutura de trabalho. Termos uma empresa do porte do MetrôRio acreditando no grafite é muito importante para a legitimação de nosso trabalho diante da opinião pública”.






Pavuna – Líder de equipe: Rafo Castro.

O mural remonta à origem rural da região,

que possuía plantações de café,

e retrata a lenda do boitatá 




 
uma cobra que cospe fogo e assusta o camponês.


Texto: MetrôRio.

Historia // History

Gofly começou quando um grupo de amigos decidiram se reunir e produzir imagens para todos os tipos de grupos.

Gofly started when a group of friends decided to get together and produce footage for all kinds of groups.